Universidade
de Brasília
Instituto
de Ciências Sociais
Prática
de Ensino em Ciências Sociais
Turma:
A
Nome
do aluno (Matrícula): R.M.C.P
Atividade
4
Pierre Bourdieu, em seu livro “Escritos
de Educação”, começa por mencionar que a escola como existe hoje em dia mais
remete a uma instituição que favorece e legitima a diferenciação e a
desigualdade e não de mobilidade social. Como observado, a renda elevada somada
ao capital cultural transmitido pelas classes mais elevadas aos seus filhos são
amplificadores das chances de entrada na educação superior ou de melhor
compreensão no ensino onde se encontram. Essa premissa também vai de encontro
com as classes menos favorecidas, que não possuem tantos recursos à idas ao
teatro ou museus, ou mesmo dentro das relações familiares, onde não possuem um
domínio mais técnico da língua nativa, portanto não transmitindo esse capital
cultural de maneira tão intensa, que irá afetar o desempenho escolar de seus
filhos. Depois, o autor descreve como as classes sociais reagem à escola como
meio de ascensão, dizendo que elas costumam apenas irem até onde já se
encontram, ou seja, classes operárias costumam buscar o nível escolar
suficiente para que seus filhos se mantenham na classe operária, apesar de
buscarem por ascensão maior, acabam permanecendo nela, por conta do choque
entre as oportunidades objetivas e esperanças subjetivas.
Acho que a crítica que o próprio
Bourdieu faz é importante para compreender como a escola acaba por proporcionar
a desigualdade, uma vez que ela trata como iguais pessoas de carga cultural
distintas, fazendo com que se privilegie uma classe com mais capital cultural
que outra. A escola busca um certo tipo de capital cultural e isso não se
reflete apenas nos alunos presentes, mas também nos professores e em suas propostas de transmissão de conhecimentos que demandem esse capital cultural expresso
pela escola. Bourdieu mostra como a realidade social é muito diferente do ideal
democrático que a escola diz cumprir, com a ideia de diminuir as desigualdades
sociais advindas das mais diferentes situações, porém apenas mascarando-as e
dando preferência para uma educação injusta.
Muito bom essas observações. Parabéns!
ResponderExcluir